Spinning

quinta-feira, junho 28, 2012 Carlinha Fernandes 16 Comments


Hoje vou falar um pouquinho sobre uma aula que me encantou! Não é segredo pra ninguém que eu sou louca por ciclismo, finalmente encontrei um esporte que me completa em todos os sentidos, então quando eu vi na academia na programação que tinha aulas de spinning, logo fiquei morrendo de vontade de fazer uma aula experimental.




O spinning realmente foi tudo aquilo que eu imaginava e mais um pouco, começou logo me agradando pelas instalações! Bikes novinhas, som perfeito, sala com ar condicionado e professor(es) mega capacitados.

A aula simula vários terrenos, subidas, trabalha horrores o aeróbico, que é ótimo pra aumentar a resistência e ainda funciona como treino pra quem já pedala, dependendo do nível da aula. Agora imagine tudo isso ao som de músicas super dançantes e atuais.

Como em agosto eu tenho um campeonato pra participar, que é na Serra de Palmácia (muitas subidas e descidas) essa aula caiu como uma luva pra mim, conversando com Professor Alex me animei mais ainda quando ele explicou que costuma formular suas aulas como treinamento para ciclistas, Desafio dos Sertões que me aguarde!!!

Estou indo às aulas de terças e quintas das 7h às 7h40 da manhã na Mix Academia, mas no local tem outros horário a noite, clique aqui para ver.




Um pouco mais sobre o spinning:


Pedalar sem sair do lugar, assim é a aula de spinning, que simula a corrida de rua com uma bicicleta estacionária. É uma boa opção para emagrecer, pois estimula a queima de gordura, além de definir e enrijecer pernas, coxas, bumbum, abdômen, melhorar a resistência cardiovascular e o fôlego. Geralmente não provoca lesões, devido ao baixo impacto.
A aula acompanha um programa de fart-lek (jogo de velocidade), alternando trechos velozes e lentos em diferentes terrenos, desenvolvendo as capacidades neuromusculares e cardiorrespiratórias, simulando manobras do ciclismo de rua, como subidas, descidas ou pedaladas em terrenos planos ou com diferentes graus de dificuldade, seja sentado ou em pé.
A aula é dividida em quatro fases, o aquecimento, o treinamento, o esfriamento e, por último, o alongamento. O esfriamento é indicado para baixar a frequência cardíaca e alongar os músculos da coxa, pantorrilha, glúteo, cintura e pescoço. O treino é motivante e acompanhado por músicas. As mais lentas trabalham a força, usando mais carga. Já nos ritmos mais agitados, o aluno diminui o peso e executa giros mais rápidos.





E não acaba aí, os benefícios das aulas de spinning vão muito mais alem do que apenas perder calorias. Praticando esta modalidade de exercício corretamente, indo regularmente as aulas, os resultados em longo prazo são notáveis, acompanhe alguns benefícios: Melhora do sistema cardiorrespiratório; melhora as taxas glicêmicas (glicose sanguínea); colesterol (HDL e LDL); tonificação dos músculos; rápida queima de calorias; aumento da massa muscular dos membros inferiores; redução do percentual de gordura; combate o stress e melhora das atividades de rotina; melhora a auto-estima e no desempenho físico em geral.
O ideal é que os iniciantes façam 30 minutos três vezes por semana, e aumente o tempo para 45 minutos conforme desenvolva resistência na pratica do exercício e por fim chega à uma hora de aula. Aula de spinning emagrece e trás benefícios a saúde fundamentais para manter um corpo saudável, não apenas esteticamente falando, e também pelo melhor funcionamento do corpo.
Alguns praticantes do spinning relatam que após determinado tempo de aula, se sentiram estimulados a começar a pedalar fora das academias. Muitos compraram uma bicicleta e pedalam pelas ruas nos finais de semana, por exemplo, o que é uma ótima estatística, pois o esporte traz animo para o praticante fora das aulas e abre uma porta talvez desconhecida por muitos, que é o ramo dos esportes. O spinning serve também para quem já gosta de pedalar, contudo, não encontra tempo na sua rotina para encaixar esta atividade, as aulas de spinning são ideais. Isto torna as aulas de spinning ainda mais abrangentes, podendo servir para jovens ou idosos, esportistas ou sedentários. Porém é importante que o aluno siga as instruções dadas pelo professor, e principalmente, respeite o limite do seu corpo até que ele se adapte com o ritmo intenso de uma aula de spinning.



.


16 comentários:

  1. É uma aula muito gostosa. Não pratica hoje, mas já pratiquei!

    ResponderExcluir
  2. Que show! Pena que na academia que estou frequentando não tem Spinning. 0.0 Foi me resumir ao Muay Thai e Jump..rsrsrs

    Beijos, Carlinha!

    ResponderExcluir
  3. Parece ser bem legal,pena que a academia que faço não tem spinning!!!

    beijos

    ResponderExcluir
  4. Caarlinha, se tivesse spinning na hora do almoço, eu iria começar hoje!
    Tô precisando demais perder peso, e já conheço exatamente o que o spinning faz em mim, além de ser super divertindo.
    Quem sabe eles montam uma turma heim...
    Beijos.
    Jany
    http://dosaltoaltoaofilo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. @Blog Do Salto Alto ao Filó Pois é Jane, seria perfeito uma aula de spinning na hora do almoço, já mandei email pra administração da Mix Academia pra ver se tem possibilidade

    bjss

    ResponderExcluir
  6. Oi Carlinha!
    Qualquer esporte é tão bom de praticar né? a gente cuida da boa forma e ainda faz um bem danado pro corpo inteiro. Adorei o post...
    Beijão
    Nadja

    ResponderExcluir
  7. Aiii eu adoroooo! Aqui onde eu moro chamamos de bike indoor! Sei la pq neh! Mais eu faço todos os dias e amooo de paixao!

    ResponderExcluir
  8. POIS É AMIGAX, JA FIZ ESSA SEMANA!
    WWW.PINKWOMANFASHION.COM

    ResponderExcluir
  9. Eu tento gosta de bicicleta, mas não consigo, na academia corro dela, sempre me machuca, acho q deve ser o banco, mas pra quem gosta deve ser ótimo.
    Bjo Carlinha

    ResponderExcluir
  10. Que maravilha que é este treino ! Beijo.

    ResponderExcluir
  11. Menina eu to uma bolinha, precisando super fazer um exercício gostei do post sobre spinning quem sabe não me animo e volto pra academia?!



    Beijos flor boa quinta feira!

    ResponderExcluir
  12. Muito legal seu post amei!
    Deu vontade de fazer também.
    beijos
    Luh
    www.sempre-belas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Eu queria deixar de ser tãao sedentaria...
    Rs.. parabens pra quem é o contrario de mim.. Rs

    ResponderExcluir