Escolas do Ceará recebem treinamento para programa de incentivo à leitura durante 25 e 29 de agosto

sábado, agosto 23, 2014 Carlinha Fernandes 0 Comments


Criadores de Começos é uma aventura que percorrerá diferentes inícios. O projeto está envolvendo alunos de diversas cidades brasileiras, convidados a experimentar, por meio da leitura, histórias sobre começos. Ao todo, 300 professores de escolas públicas do estado do Ceará participam do projeto “Criadores de Começos”, iniciativa da Coelce, por meio do Programa Endesa Brasil de Educação e Cultura e do Ministério da Cultura. Professores dos 4º e 5º anos das escolas municipais das cidades de Caucaia, Fortaleza, Juazeiro do Norte, São Gonçalo do Amarante e Sobral participam de um encontro de formação entre os dias 25 e 29 de agosto.

Os docentes foram convidados a um percurso com seis atividades, nas quais professor e estudantes descobrem começos e criam contos a respeito. Cada professor tem até o dia 24 de outubro para encaminhar contos fictícios de algum começo escritos pelos alunos e alunas. A participação é individual e cada aluno ou aluna concorre com quantos trabalhos desejar. O resultado das 30 produções finalistas entre os Estados participantes (Ceará, Goiás, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro) sairá em novembro e os textos serão apresentados para uma comissão de jurados em um evento que será realizado em dezembro.

coletânea com os contos finalistas dará origem ao livro “Criadores de Começos: Contos das Crianças”, que será produzido em janeiro de 2015 e encaminhado às escolas e bibliotecas públicas dos municípios participantes em abril de 2015. Esta é uma forma de levar os estudantes a ler, ouvir, escrever e encenar histórias que falam dos sentimentos sobre os começos. A expectativa é de que ao final dessa trajetória a leitura tenha ampliado o repertório de leitura, da compreensão textual e tenha contribuído para o aumento do interesse das crianças em produzir suas próprias histórias.

·       Treinamento Escolas - Ceará

Dia 25 de agosto (segunda-feira)
Juazeiro do Norte - 9 horas às 12 horas, auditório da Faculdade Juazeiro do Norte.

Dia 26 de agosto (terça-feira)
Fortaleza – 8 horas às 12 horas, na Faculdade Ateneu – Sede Aldeota, Rua Carlos Vasconcelos, 1774

Dia 27 de agosto (quarta-feira)
São Gonçalo do Amarante – 8 horas às 12 horas, no auditório da Secretaria Municipal de Educação - Rua Menezes Pimentel, 54 - Centro

Dia 28 de agosto (quinta-feira)
Caucaia – 13 horas às 17 horas, na Secretaria Municipal de Educação de Caucaia, Rua Juaci Sampaio Pontes, 2000, Centro 

Dia 29 de agosto (sexta-feira)
Sobral – 8 horas às 12 horas, no auditório da Prefeitura

0 comentários: