Moda e Cromoterapia: a linguagem das cores nas roupas íntimas

sexta-feira, dezembro 19, 2014 Carlinha Fernandes 0 Comments



As cores estão sempre presentes em nosso guarda roupa, seja nas roupas, nos sapatos, nas bijuterias e especialmente, nas peças íntimas.

É natural pessoas comprarem roupas pelas cores que mais gostam ou que marcam certo período do ano.

Especialistas em áreas místicas e as pessoas que acreditam em  supertições afirmam que as cores tem efeito sobre nosso bem estar. Cada uma delas é dotada de uma determinada vibração com capacidade terapêutica. As tonalidades influenciam no equilíbrio do corpo e da mente mexendo com o emocional.

Durante as festas de fim de ano, a procura por peças com cores que determinam sentimentos e desejos para o ano que se aproxima aumenta. As empresas se especializam cada vez mais para atender esse público, que na maioria das vezes é feminino.
A Liebe marca cearense de lingerie que está há nove anos no mercado, lançou em suas lojas a coleção Luxury Holiday. Com modelagens criativas e atemporais, com as cores predominantes dessa época, inspiradas também no gosto dos supersticiosos e nas bases de simbolismos atribuídos as cores.
Cairo Benevides, Diretor Presidente da Liebe, afirma que as vendas da empresa, nessa época do ano, chegam a ter um aumento de mais de 30%, em peças sofisticadas. “Os produtos mais trabalhados, cheios de detalhes e luxo, tornam-se atrativos para as mulheres que querem inovar. Procuramos investir nesse diferencial das cores, com uma nova coleção, para aproveitar a alavancada nas vendas. Além de fazer parte de momentos especiais como o natal e réveillon, essas peças passam também a serem usadas em outros momentos da vida, onde nossas clientes acreditam que a mesma vai trazer a realização desejada do momento. Mantendo o DNA elegante da marca, investimos também em ter peças com rendas, e o brilho dos cristais, além de acessórios banhados a ouro", declara Cairo.
Isso é um pequeno exemplo da tamanha influência que as cores têm no mercado da moda. Alguns significado atrelado para cada cor e seus respectivos efeitos conforme a cromoterapia (ciência que usa a cor para estabelecer o equilíbrio e a harmonia do corpo, da mente e das emoções) e a psicologia:

Branco: é a união de todas as cores. Ele sugere pureza. Evoca frescor e limpeza. Para cromoterapia, o branco é indicado para energizar todo corpo.

Preto: é a ausência de cor. Quando brilhante evoca nobreza, elegância e distinção.

Cinza: transmite um estado de neutralidade.
Marrom: remete a algo denso e maciço, ao reservado, a seriedade e solidez.

Vermelho: conota a força, por vezes a virilidade. É uma cor vibrante, mesmo explosiva.  Para cromoterapia usa-se vermelho para inspirar confiança, iniciativa. Mas é preciso dosar essa cor em pessoas muito agitadas ou de temperamento explosivo.

Amarelo: uma cor luminosa. Ajuda na concentração e a atenção. Muito usada para melhorar o raciocínio lógico. Melhora o autocontrole e favorece o otimismo. Mas não é indicado seu uso para pessoas muito nervosas ou que tenham insônia.

Verde: cor universal da natureza, do equilíbrio, da harmonia. É um matiz repousante. Na cromoterapia ele é usado para acalmar, para cura e renovação.

Rosa: cor que vibra amor. Enaltece a beleza feminina e energiza o sistema nervoso. É uma cor que transmite leveza e doçura.

Violeta: relaciona-se ao místico, ao meditativo. Em funções terapêuticas auxilia a aumentar o magnetismo pessoal. É uma cor que transmuta energias. Assim como preto, remete a nobreza e poder.

0 comentários: