Mulheres da periferia da Grande Fortaleza expõem arte e comercializam peças artesanais durante o Dragão Fashion Brasil

terça-feira, maio 05, 2015 Carlinha Fernandes 0 Comments


Os produtos das comunidades serão expostos e vendidos
durante a 16ª edição do evento

A partir do próximo dia 7, artesãs de duas comunidades da Região Metropolitana terão a oportunidade de participar do XVI Dragão Fashion Brasil (DFB), que ocorre até 10 de maio, no Terminal Marítimo de Passageiros de Fortaleza, localizado no Porto do Mucuripe. As comunidades fazem parte do “Moda com Arte”, projeto pertencente ao Energia Social, programa da Coelce que valoriza o artesanato local e incentiva a economia solidária em comunidades da Capital e do Interior do Ceará.


O  projeto contará com dois espaços no evento: um estande de exposição das peças produzidas e uma loja para vender os produtos das artesãs, chamada “Vila Energia Social”. Os grupos são das comunidades de Penedo, em Maranguape, e Rendas do Coaçu, de Pacajus. Os produtos trabalhados se apresentam em diversas tipologias – crochê, bordado, patchwork, trançado de palha, labirinto, renda de bilro, argila, sabonetes artesanais, biscuit, renda de filé, marcenaria, rechilieu e tanderife.

Além de espaços para exposição e comercialização dos produtos no evento, as artesãs poderão assistir aos desfiles de grandes marcas participantes. Serão momentos ricos para a troca de experiências, de muito aprendizado para essas mulheres e que vão ajudá-las a aprimorar ainda mais o trabalho no Energia Social.


Projeto Energia Social

O programa, criado pela companhia em 2007, tem o objetivo de aproximar a Coelce das comunidades com alto índice de vulnerabilidade social. Beneficia comunidades de Fortaleza, Região Metropolitana e Interior do estado, permitindo aos grupos atendidos o aprendizado e o aperfeiçoamento de técnicas produtivas, além do acesso a conhecimentos nas áreas de gestão, vendas, controle de qualidade e acompanhamento da produção. O programa também contribui para a profissionalização desses empreendimentos solidários por meio da metodologia de Incubação de Grupos Produtivos.



 Até 2014, foram contempladas 7.700 pessoas de 38 comunidades dos municípios de Fortaleza, Cascavel, Pacajus, Pacatuba, Sobral, Limoeiro do Norte, Caucaia, Horizonte, Maracanaú, Maranguape, Itapipoca, entre outros. Além disso, mais de R$ 2 milhões foram investidos em ações de 52 oficinas desde o início do programa.


O evento

A 16ª edição do maior evento de moda autoral do país acontece pela primeira vez no Terminal Marítimo de Passageiros de Fortaleza, uma mega estrutura montada no Porto do Mucuripe, com capacidade total para receber cerca de 4.500 pessoas. O Dragão Fashion ainda conta com duas grandes salas para receber mil pessoas cada uma.
O DFB apresenta, este ano, atividades distribuídas em diversos locais, trazendo moda autoral, desfiles comerciais, palestras e workshops. Artes performáticas e boa música irão compor e animar ainda mais as ações culturais oferecidas pelo evento. A gastronomia será um show à parte, com direito ao urbanismo dos food trucks e do “O Comidinhas de Rua”, que reúne chefs consagrados internacionalmente e estabelecidos em Fortaleza para apresentar criações gastronômicas em formato e preço acessíveis.


SERVIÇO:
Evento: XVI Dragão Fashion Brasil
Quando: De 7 a 10 de abril
Abertura do evento: Dia 07/04 as 16h
Coletiva de imprensa: Dia 07/04 as 17h
Os desfiles iniciam no dia 07/04 as 18h
Onde: Terminal Marítimo de Passageiros de Fortaleza - Porto do Mucuripe
Programação: http://www.dfhouse.com.br

0 comentários: