Além da dieta: óleo de coco é produto coringa para a beleza

sábado, setembro 12, 2015 Carlinha Fernandes 0 Comments



Cirurgião plástico dá dicas de como inserir o óleo na rotina de cuidados
 
O óleo de coco virou queridinho das dietas e não sai do cardápio de quem quer perder peso com saúde. Além das propriedades nutritivas, o óleo é riquíssimo em benefícios para a pele e pode ser um trunfo do ritual de beleza diário.
O médico e cirurgião plástico Dr. Rodrigo Duprat, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, indica o óleo de coco como um complemento na rotina de cuidados com a pele e até para melhorar a saúde bucal.
“O óleo de coco é composto em grande parte por ácido láurico, uma substância rica em gorduras, com propriedade anti-inflamatória e antimicrobiana. Isso faz do óleo um ótimo hidratante oclusivo, ou seja, que impede a perda de água, melhora a flora bacteriana natural da pele e também promove uma limpeza profunda e restauradora”, explica Duprat.
Pele do rosto
O líquido atua como emoliente, deixando a pele do rosto mais macia e homogênea, e também pode ser usado como demaquilante. No entanto, Dr. Duprat aconselha que o produto não seja utilizado por quem tem pele oleosa ou com acne, pois ele pode piorar a obstrução dos poros, se usado de forma exagerada.
Pele do corpo
No corpo, além de hidratar as áreas mais secas, como joelhos e cotovelos, que precisam de uma dose extra de cuidados, o óleo ajuda a combater aquelas manchinhas brancas de micose, que aparecem na pele durante o verão. Ele também é um aliado no tratamento dos pés, pois hidrata a pele rígida do calcanhar e também evita a proliferação de micro-organismos que podem causar maus odores e infecções fúngicas.  
Cabelos
Para os cabelos, o óleo deve ser usado somente no comprimento dos fios, evitando a aplicação no couro cabeludo. “Se for usado em excesso, o óleo de coco pode obstruir os poros do couro, causando um aumento na oleosidade e até queda e enfraquecimento dos fios. No entanto, o produto é um ótimo hidratante para pontas com ressecamento”, conta o médico.
Limpeza da boca
Graças à propriedade antimicrobiana, o bochecho com óleo de coco pode reduzir em até 50% as placas bacterianas orais. Segundo o Dr. Rodrigo Duprat, os bochechos com óleos são  usados há milhares de anos pela medicina ayurvédica, uma vertente bastante antiga da medicina indiana.
Para fazer em casa, basta colocar o óleo na boca e fazer um bochecho intenso por alguns minutos. A ação mecânica atua em conjunto com os outros benefícios do óleo, removendo a placa e promovendo uma sensação de limpeza nos dentes, boca e língua.

0 comentários: