Campanha pelo elogio

domingo, abril 22, 2012 Unknown 6 Comments




ELOGIE DO JEITO CERTO
*Marcos Meier ( Publicado na revista Galileu - 2011)

Recentemente um grupo de crianças pequenas passou por um teste muito interessante. Psicólogos propuseram uma tarefa de média dificuldade, mas que as crianças executariam sem grandes problemas. Todas conseguiram terminar a tarefa depois de certo tempo.  Em seguida, foram divididas em dois grupos.

·         O grupo A foi elogiado quanto à inteligência.

·         O grupo B foi elogiado quanto ao esforço.

 Depois dessa fase, uma nova tarefa de dificuldade equivalente à primeira foi proposta aos dois grupos de crianças. Elas não eram obrigadas a cumprir a tarefa, podiam escolher se queriam ou não, sem qualquer tipo de consequência. As respostas das crianças surpreenderam.

A grande maioria das crianças do grupo A simplesmente recusou a segunda tarefa. As crianças não queriam nem tentar. Por outro lado, quase todas as crianças do grupo B aceitaram tentar. Não recusaram a nova tarefa. A explicação é simples e nos ajuda a compreender a importância do elogio.

As crianças “inteligentes” não querem o sentimento de frustração de não conseguir realizar uma tarefa, pois isso pode modificar a imagem que os adultos têm delas. “Se eu não conseguir, eles não vão mais dizer que sou inteligente”.

As “esforçadas” não ficam com medo de tentar, pois mesmo que não consigam é o esforço que será elogiado.

 *****************************************************************************

No começo do ano, participei de um curso de método CIS no qual ao terminá-lo, eu teria que fazer vários exercícios, um deles seria elogiar as pessoas que eu tenho maior convívio, achei a proposta interessante e resolvi seguir, mas sem muitas pretenções de retorno, pois eu já tinha uma idéia fixa, de que algumas pessoas não mudariam seja lá qual fosse o milagre que podesse vir a acontecer.

Fiquei muito surpresa ao reparar nas mudanças comportamentais de uns e outros, somente por causa de uns elogios (sempre sinceros, é claro), então comecei a prestar atenção a mim mesma, o quanto eu fico desmotivada quando só recebo reclamações ou simplesmente alguém não reconhece algum trabalho ou esforço meu,  e o quanto eu fico com vontade de melhorar mais e mais quando sou elogiada.

Então meu povo... Vamos elogiar mais as pessoas? Vamos fazer um esforcinho e agradecer com um super sorriso no rosto as mais simples atitudes positivas do próximo? Não é difício, eu garanto!

Assistam ao vídeo abaixo e reflitam:


****************************************************************************

ALGUNS TOQUES IMPORTANTES

Aprenda a aceitar elogios com méritos.
Quando alguém elogia determinado prato ou alguma comida deliciosa, quem preparou deve se sentir lisonjeado sem a necessidade, obrigação ou impulso de ditar toda a receita, nos mínimos detalhes. Caso a pessoa que elogiou tenha interesse ou curiosidade e pergunte sobre a receita ou a forma de preparo, aí tudo bem. Quando alguém elogiar um acessório, sapato e roupa fica permanentemente proibido se empolgar dizendo que comprou aquilo em uma liquidação ou que pagou uma pechincha, relatando o preço. Caso a pessoa que elogiou pergunte o local ou o preço, diga com naturalidade, sem fazer rodeios ou mistérios.

Elogie as crianças.
É essencial elogiar uma criança para que ela tenha motivos para melhorar e se esforçar, além de reforçar sua segurança, auto-estima e personalidade.

Elogie a pessoa amada.
Quando se elogia a pessoa amada, ela se sente feliz por ter sido notada e, sendo assim, seu ego estará valorizado, transformando-o em reciprocidade.

Um chefe deve elogiar seus funcionários.
Quando um chefe elogia um funcionário, está criando nele um desejo cada vez maior de progredir, de aceitar desafios e novas tarefas sem medo, mas também com satisfação, reconhecimento e fidelidade.

Nunca faça um elogio de deboche.
O elogio debochado certamente será notado pela forma irônica que é feito, e criará mágoas e ressentimentos na pessoa que é elogiada.

Elogie, sempre que possível, sua mãe, seu filho, seu namorado ou namorada, seus funcionários: o elogiado terá prazer em fazer sempre o melhor.

6 comentários:

  1. Carlinha sempre visito o seu blog, amo, suas postagens. Esse meu elogio é com toda sinceridade!Tanto que seu blog é o primeiro da minha lista de blogs queridos.Gostei muito dess post. Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Adorei!!! um mundo de elogios seria um mundo mais generoso!!
    bjão!!

    ResponderExcluir
  3. Nossa carlinha muito legal a materia.
    Infelizmente a minha chefe não elogia os funcionario o que acaba desmotivando agente, e eu tbm acho que "elogiar com deboche" é muito falso. Parabens pela materia!
    Da uma passadinha lá no meu, to começando nesse ramo kkk bjus

    fofocandomakeup.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Adorei as dicas e esse vídeo é muito inspirador!! Dá vontade de sair na rua elogiando todo mundo!!!

    Eu tenho o péssimo hábito de quando recebo um elogio sair contando tudo, por exemplo, sobre roupas e calçados: "comprei em tal lugar e paguei tanto"... sempre escapa essa!! =p

    Bjos!!

    CR!S
    @alem_horizonte
    Blog Além do Horizonte

    ResponderExcluir
  5. Adoreei o post.. é apuraa verdade quando vc se esforça e ve o seu esforço sendo reconhecido..é uma motivação. seja em que area for..
    Muito legal o post muuito mesmoo
    Beijuss

    ResponderExcluir