Administração do tempo

quinta-feira, junho 21, 2012 Carlinha Fernandes 22 Comments


Preparadas para lerem mooooitoo???




Esse é um assunto no qual eu recebo muitos, muitos e muitos email's mesmo! Demorei um pouco pra fazer esse post, pois eu estava procurando uma maneira melhor de dar dicas sobre administração do tempo de uma maneira generalizada, pois a rotina de ninguém é igual a minha, mas tentarei ser descrever de uma maneira clara e adaptável e conforme forem surgindo dúvidas específicas, reponderei pelos comentários mesmo.


Dicas:

1)  Faça uma lista diária e priorize as atividades, não há nada mais gostoso que sair riscando a listinha conforme for realizando as tarefas, fazendo isso você não esquece de nada e ainda consegue visualizar melhor como será o seu dia.

2) Saiba tomar decisões, você não tem noção do tempo que se perde, quando se tem dificuldade nas escolhas, a indecisão pode comprometer a realização de várias outras tarefas que você poderia realizar no decorrer do seu dia.

3) Seja breve ao telefone, quem me acompanha pelo twitter e facebook, sabe bem que eu vivo reclamando que odeio telefone, este é o motivo principal, geralmente as pessoas não entendem que ligações são para serem rápidas, então vá direto ao assunto, seja objetivo. Concluído o diálogo, agradeça e encerre o contato.

4) Aproveite o tempo de espera (no dentista, aeroporto etc.) para fazer aquela ligação que você sabe que irá demorar, para ler e responder seus email's (eis a importância de um smartphone), para ler um livro ou uma revista.

5) Dificulte ser interrompido: esconda-se, se necessário, várias vezes encontrei com pessoas conhecidas na academia, por exemplo, e me escondi pra poder não perder tempo conversando, pois se eu não tivesse me escondido, com certeza não conseguiria terminar minha série (nada de ficar com raiva de mim heim meu povo!).


6) Elimine os fatores que te causam distração inútil e que tomam uma parte importante do seu tempo diariamente como por exemplo: novelas, vídeo games, etc.

7) Sempre que houver oportunidade de fazer duas coisas ao mesmo tempo, faça! Por exemplo, quando estou fazendo minha série de musculação e tem que dar um intervalo entre uma série e outra do mesmo exercício, eu aproveito esse tempinho livre pra fazer outro exercício, então o tempo que uma "pessoa normal" leva pra fazer apenas um exercício, eu faço dois! Outro exemplo: quando tenho que ensinar a tarefa do Nandinho e fazer o jantar, fico o auxiliando e dou saidinhas rápidas pra cozinha (comigo funciona).


Essas são as dicas gerais que tenho a dar, agora para exemplificar melhor, vejam a lista com minhas atividades cotidianas, com horários para tentar adaptar à sua realidade:

* Acordo às 6h da manhã e me policio para me arrumar e preparar Nandinho para colégio em 30min (não tomo café da manhã e também não me maquio em casa, isso já me economiza uma bom tempo, Nadinho só toma um Nescal light prontinho e geralmente vai bebendo no carro mesmo, tadinho) ;

* Vou deixar Nandinho no colégio às 6h40;

* Sigo para o escritório e chego em torno de 7h30 e 8h (depende muito do trânsito);

* Tomo cafe da manhã e me maquio no escritório mesmo na hora que eu chego;

* Lancho às 10h30, na minha mesa de trabalho (tenho frigobar na minha sala, então isso facilita demais a minha vida);

* Às 12h30 sou liberada pra ir almoçar, então me arrumo rapidíssimo (coloquei como prioridade me vestir em 10min) e vou pra academia (que fica à apenas 5min aqui do escritório);

* Chego à academia às 12h45, malho até às 13h25 (apenas 40min para malhar é pouco mesmo, mas não tenho outra opção, é melhor do que nada);

* Mais 5min até voltar ao escritório (as vezes a volta é até em menos tempo, por causa do trânsito), tomo banho e me arrumo (no escritório mesmo) pra voltar à trabalhar;

* Geralmente trago almoço de casa, então esquento no microondas um minutinho e como na minha mesa mesmo enquanto trabalho (quando não trago minha refeição, faço um shake e substituo pelo almoço, quando faço isso, dou uma reforçada no lanche da tarde);

* Às 16h30 faço lanchinho da tarde na minha mesa mesmo (frigobar ajudando de novo);

* Saio do escritório às 18h e às terças, quartas e quintas  fico esperando Fernando no trabalho mesmo pra irmos pedalar, nos dias de pedal chego em casa às 22h30.

* Segundas e sextas são os dias que eu não pedalo e que geralmente vou ao salão de beleza ou chego em casa mais cedo e posso ficar com Nandinho, namorar com maridex, assistir algum programa que eu goste na TV (obrigada SKY HDTV que me permite gravar meus seriados que eu tanto amo pra poder assistir quando eu posso), responder leitoras do blog, etc.

* Sábados procuro ficar ao máximo em casa, curtindo a família e reservo umas duas horinhas pra programar as postagens da semana no blog e responder emails de leitores.


* Domingos pedalo de manhã cedinho com a galera do grupo Super20 e fico o resto do dia curtindo a família.


********************************************************

Obs. 01- Todas as noites já deixo arrumado para o dia seguinte as roupas que vou usar, a farda e o material escolar do Nandinho, isso economiza um tempo que é uma beleza! No dia que eu esqueço de fazer isso é um caos total, me atraso toda!

Obs. 02- Tenho um marido maravilhoso que me ajuda com os afazeres domésticos, mas se você não tem tanta sorte como eu, reserve tempo no seu final de semana pra fazer faxina e na semana vá tentando não bagunçar nem sujar muito, para ir fazendo só manutenções básicas, pois quem trabalha fora o dia todo e ainda ter que chegar em casa a noite pra fazer serviços domésticos é o fim da picada, desestimula qualquer um!

Obs. 03- Reservo um desses dias que chego mais cedo em casa pra preparar meu almoço da semana, já separo no potinhos pra resfriar e algumas vezes essa refeição aproveito para o jantar também.

Obs.04- Não "perco meu tempo" tirando maquiagem pra ir malhar ou pedalar, e isso na maioria das vezes é motivo de chacota, mas sou evoluída o suficiente pra não dar bola pra isso.

********************************************************



Então é isso gente, não vou dizer que é fácil e de rápida adaptação, pelo que vocês viram, devem ter percebido que sacrifico muita coisa pra conseguir realizar tudo que eu quero.

Tenho muita vontade de ter aquela mesa linda de café da manhã em casa com os "Fernandos" sentados comigo, tomar meu café enquanto leio jornal, poder chegar no colégio do Nandinho com calma, conversar com as professoras, conversar com as mamães que todos os dias ficam sentadas no jardim do colégio depois que os meninos entram em sala de aula, poder malhar de manhã, pois o dia se torna mais produtivo e não teria que almoçar  nessa correria toda, poder ir almoçar em casa com os "Fernandos"(nossa, como eu sonho com isso!!!), pagar uma faxineira ou ter uma secretária do lar, mas nada disso me pertence e tenho que me conformar e me adaptar com minha realidade.

Alguns dias a gente pira na batatinha, dá vontade de jogar tudo pra o ar e desistir, se você for parar pra pensar é muita coisa pra uma pessoa só, conheço muita gente que tem o dia inteiro à disposição e não consegue fazer metade de tudo que eu faço, mas uma coisa eu afirmo com toda certeza, quando eu não conseguia realizar todas essas atividades que eu gosto tanto (academia, salão de beleza, blog) eu era bem mais triste, vivia depressiva, reclamando da vida, então o tempo que eu tinha "livre" era bem maior, porém, muito pouco proveitoso, então é um sacrifício que vale a pena.

Espero ter ajudado e qualquer dúvida, podem deixar aqui nos comentários ou mandem email que responderei com maior prazer (assim que eu poder, rsrs).




.




22 comentários:

  1. Bom dia amiga!
    Hoje ler teu blog antes de sair de casa foi essencial. Outras vezes já falamos de como fazemos coisas mesmo tendo marido, filho e trabalhar fora.
    Realmente tem dias que estamos assim, mas é o que temos e agradeço a Deus.
    Escuto muita gente que só estuda e vive dizendo que não tempo e não faz nada...
    Viva a nós, esposas, mães, profissionais, bloguistas que malha, corre pro lado e pro outro, aproveita os segundos e realiza muita coisa. beijos.
    Sonhando com as pedaladas.

    Jany

    http://dosaltoaltoaofilo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Achei interressante seu texto, tbm tenho uma vida corrida, sou mãe de um princesa, sou separada recente e te digo que realmente a vida p quem é mãe, secretária, doméstica, tudoooo não e fácil, não estou na academia ainda, mas ja comprei o tênis, rss e adoro minha vida, de correria, trabalho , casa, filhos e ainda cuido de mim, isso é muito prazerosa, que bom que somos super mulheres.

    ResponderExcluir
  3. Nossa que pique total!!
    Vc sim,sabe aproveitar as suas 24Hs,rsrsr
    Parabéns Carlinha!!
    Vc é uma mulher de fibra realmente!!
    bjs!

    ResponderExcluir
  4. . uma das melhores postagens que li na blogosfera toda, valeu! bj. fique com DEUS.

    ResponderExcluir
  5. Oi Flor, adorei suas dicas, vou tentar fazer a listinha, minha vida é uma correria mesmo quem sabe seguindo suas dicas eu consiga me organizar mais!
    Beijokas
    Eliane :a

    ResponderExcluir
  6. Nossa Carlinha adorei as dicas, realmente muito úteis preciso me organizar, quando estudava fazia muitas coisas ao mesmo tempo, mas esse ano que não estou estudando acabo não aproveitando tanto o meu tempo, vou tentar colocar em prática um cronograma...
    Amei o post, muito bem elaborado, Parabéns...
    Mil bjos!!!

    www.morenarosachoque.blogspot.com
    @morenachoque
    Facebook do Blog

    ResponderExcluir
  7. Oiii

    Cansei só de ler...
    E vi como utilizo mal meu tempo. Agora que volto a trabalhar vou fazer algo do tipo.
    Adorei o post
    Parabéns pela organização e determinação de fazer tanta coisa em tão pouco tempo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. ufa cansei só de ler...vou me espelhar em vc e deixar a preguiça e a ociosidade de lado viu, tô precisando!

    ResponderExcluir
  9. Oi, Carlinha sempre leio seu blog vejo as novidades que recebo por e-mail, mas sua rotina não esta distante da minha também levanto as 6:00 hrs arrumo meu filho para a escola o transporte escolar chega ás 6:40 este intervalo já estou pronta para fazer minha caminhar, volto por volta das 8:00 tomo banho procuro chegar sempre ás 9:00 e etc se for contar como é meu dia é triste.(muito corrido.)

    Beijos
    Drica

    ResponderExcluir
  10. Nossa Carlinha amei o post,e vi que muitas coisas faço igual a vc,como os exercícios da academia,faço a super série pra não perder tempo pois só tenho 40min de manhã.Vivo correndo pra dar tempo de tudo e prefiro assim.Amei as dicas que super dão certo ,basta querer e abrir mão de algumas coisas.

    bj

    Jane

    ResponderExcluir
  11. So posso dizer que adorei amiga!! muitos bjos.

    ResponderExcluir
  12. Adorei seu post. Mtasvezes me vejo assim com mto tempo livre e mal aproveitado! Vou tentar me inspirar na sua disposição diaria!rs bjus!

    ResponderExcluir
  13. Adorei seu post! Mtas vezes me vejo com mto tempo livre e mal aproveitado. Vamos ver se sua disposição me inspira ;) bjus

    ResponderExcluir
  14. oi acompanho seu blog a algum tempo....esse texto da uma animada a quem ker começar a se organizar e ser mais produtiva......

    ResponderExcluir
  15. Super me identifiquei, eu chego do trabalho ás 18 hs e vou arrumar casa... é o fim mesmo! Meu marido não me ajuda, pelo contrário bagunça muito, mas é o jeito dele... Vou seguir sua dicas, presciso me organizar mais, pq tem dias q fico uma pilha com tanta coisa!

    BJO.

    ResponderExcluir
  16. GOSTEI MUITO DO SEU TEXTO!!! MINHA VIDA É UMA CORRERIA, E ME AJUDOU MUITO!!! VOU FAZER DE TDO PARA CONSEGUIR ADMINISTRAR MELHOR!!!

    SIMPLESMENTE AMEI!!

    FAZ VISITINHA TBM, ESTA ROLANDO SORTEIO NO BLOG!!!

    http://ericatutty.blogspot.com.br/2012/06/sorteio-ecoplus.html


    BEIJOS

    ResponderExcluir
  17. ufa! Que coisa hein! Mas é isso ai querida! O tempo não para né?! bj

    ResponderExcluir
  18. Adorei as dicas!
    Eu já fiz uma listinha também, mas até agora só consegui seguir durante 2 dias, mas não vou desistir, afinal de contas, mudar os hábitos demora.
    Um beijo e saudades dos nossos papos no msn.

    ResponderExcluir
  19. Menina..que correria hein?...

    Vc tem razão qdo diz que tem gente que tem muito tempo e não faz a metade do que vc faz...

    Parabéns viu?....

    Sabe...queria muito arrumar um grupo pra pedalar...acho o máximo..

    Beijão1

    ResponderExcluir
  20. Adorei o post, as dicas..tudo! Bjs

    ResponderExcluir
  21. "conheço muita gente que tem o dia inteiro à disposição e não consegue fazer metade de tudo que eu faço"...
    Essa sou eu!!!! E como bem vc disse: nem sou feliz com o tempo livre que tenho pois nem sei aproveita-lo bem...

    Adorei o post.

    e a faculdade? vc já concluiu? não falou mais sobre isso no blog!
    Quando se formou?

    bjs
    Kaka

    ResponderExcluir