Quinoa- Receitas

quarta-feira, junho 13, 2012 Carlinha Fernandes 11 Comments


Quem me acompanha também nas redes sociais (facebook, twitter e instagram), já deve estar sabendo que ando viciada nesse grãozinho chamado Quinoa (ou quinua), tenho consumido quase todo dia, substituindo o bom e velho arroz.

Aqui em Fortaleza, eu sempre compro no Pão de Açúcar da marca Vitalin, esse pacotinho de 400g custa R$14,00, não é baratinho, mas rende muito e como lá em casa sou somente eu que como, dura bastante.
 Logo que comprei, fui correndo na internet procurar receitas, imprimi várias, mas nenhuma eu fiz exatamente como manda o figurino, fui adaptando seguindo meu gosto e os ingredientes que eu tinha em casa. Fiz de várias maneiras, uma delas (a mais prática) foi cozinhar do mesmo jeito que se cozinha um arroz comum, usa-se duas medidas de água para cada medida de quinoa, tempere do seu gosto.



Receita 01- Quinoa com cheiro verde, cebolinha e atum:
Neste prato a quinoa foi feita do jeito simples mesmo, como se faz um arroz comum, duas xícaras de água, para uma xícara de quinoa, um sachezinho de "Meu Arroz" de cebola. Coloquei a água pra ferver já com o "Meu Arroz", quando ferveu, acrescentei a quinoa (lavada) e esperei secar, prontinho! Depois de pronto, coloquei no prato, adicionei atum enlatado light (sem nada especial, apenas abri a lata e joguei por cima) e complementei com cheiro verde e cebolinha (que eu amo), ficou delicioso. Uma xícara de quinoa rende umas três porções igual a esta da foto acima.

Outra foto com o mesmo prato, só adicionei uns pedacinhos de tomate e misturei o atum com a quinoa no prato mesmo, também fica muito gostoso:





Receita 02- Risoto de quinoa com frango.
 Use um peito de frango, cortado em cubos, três pimentões médios (um vermelho, um amarelo e um verde) picadinhos, uma cebola pequena ralada, um tablete de knnor sabor frango e uma xícara de quinoa. Coloque o peito de frango pra cozinhar em mais ou menos umas quatro xícaras de água, adicione a cebola ralada, os pimentões e o knnor, quando o frango estiver totalmente cozido, baixe o fogo e acrescente a quinoa, deixe cozinhar por alguns minutos, desligue o fogo antes que seque totalmente, fica mais gostoso quando fica molhadinho. Rende três porções.





Receita 03- Baião de dois de quinoa
 Neste você vai precisar de duas xícaras de feijão já pronto (surrupiei da casa da minha mãe), uma xícara de quinoa, um tablete de knnor sabor bacon e uma colher de sopa de requeijão light. Coloque as duas xícaras de feijão para ferver com uma quantidade água que dê pra cobrir os feijões, quando estiver fervendo adicione o tablete de knnor, a quinoa e espere secar, depois de pronto coloque uma colher se sopa de requeijão light (opcional). Rende três porções.






Receita 04- Risoto de quinoa com legumes
 Use uma cenoura grande cortada em rodelas, uma porção de vagem cortada em cubos, 1/2 chuchu cortado em cubinhos, um dente de alho amassado, um tablete de knnor sabor legumes e uma xícara de quinoa. Coloque os legumes pra cozinhar em mais ou menos umas quatro xícaras de água, adicione o dente de alho, o knnor, quando os legumes estiverem totalmente macios, baixe o fogo e acrescente a quinoa, deixe cozinhar por alguns minutos, desligue o fogo antes que seque totalmente. Na hora de servir, acrescente cheiro verde e cebolinha(se quiser). Rende três porções.






Receita 04- Risoto de quinoa com carne e legumes ( o meu preferido)
 Use uma cenoura grande cortada em rodelas, uma porção de vagem cortada em cubos, uma cebola pequena ralada, umas 300g de carne moída, um tablete de knnor sabor legumes, 1/2 xícara de extrato de tomate e uma xícara de quinoa. Coloque a carne moída pra cozinhar com bastante água e já adicione o knnor, depois de uns cinco minutos, adicione os legumes e a cebola ralada, quando os legumes estiverem totalmente macios, baixe o fogo e acrescente a quinoa e o extrato de tomate, deixe cozinhar por alguns minutos, desligue o fogo antes que seque totalmente. Rende três porções.



11 comentários:

  1. Humm que delícia essas receitinhas! Ainda não esperimentei a quinoa, mas tô doida pra experimentar, ela tem tantos benefícios não!?
    Bjokas

    http://aprendendoentreamigas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Muito bom.
    A quinoa é um dos alimentos mais completos em nutrientes que existe!!!
    Bjusss....
    almaruiva.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. amei todas as receitas flor, não vejo a hora de preparar cada uma delas, super obrigada pelas dicas...bjos

    ResponderExcluir
  4. que legal, nunca experimentei.

    http://anitamakingof.blogspot.com.br/2012/06/testei-mascara-dream-cream-da-lola.html

    ResponderExcluir
  5. Oi Carlinha adorei as receitas já estou indo correndo comprar minha quinoa bjs no coração Patty.

    ResponderExcluir
  6. Já estava acompanhando as suas refeiçoes pelo Face e estou adorando, vou esperimentar a Quinoa tambem.....bjsss

    ResponderExcluir
  7. Não sei se é gostoso viu amiga, mas que estão todos lindos que enchem a boca, ah isso estão mesmo.
    bjokas.
    Tem vc no blog hoje..rsrs..
    Jany

    http://dosaltoaltoaofilo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Realmente, deu água na boca !! Beijo carinhoso.

    ResponderExcluir
  9. acabei de fazer o risoto de quinoa com legumes ficou muito bom, acrescentei quiabo (eu amo, mas sei que muitos odeiam), fico divino...logo logo vou fazer as outras receitas.

    ResponderExcluir
  10. Nunca comi Quinoa! Fiquei curiosa agora

    ResponderExcluir
  11. Huuum ki delicia, adorei as dicas e depois dessa, deu uma fome rsrs :j

    ResponderExcluir