Dieta emagrece mais do que exercícios

quinta-feira, janeiro 24, 2013 Carlinha Fernandes 4 Comments




Atividade física até ajuda a perder uns quilos, mas quem está acima do peso –48,5% da população brasileira, segundo o Ministério da Saúde– precisa fechar a boca para ter resultado, de acordo com pesquisas recentes.
Uma delas, publicada em outubro último no periódico “Obesity Reviews”, analisou os resultados de 15 trabalhos. Todos mediram o efeito de atividades físicas, como caminhada ou corrida, em pessoas que não fizeram mudanças na dieta.
As conclusões não animam. Na maioria dos estudos (que envolveram 657 pessoas e duraram de três a 64 semanas), a perda de peso foi menor do que a esperada.
“Algumas pessoas conseguem emagrecer bastante, mas, em geral, a prática de atividade física resulta em uma perda de apenas dois ou três quilos”, disse à Folha Timothy Church, um dos coordenadores do trabalho. Ele é médico do Centro Pennington de Pesquisa Biomédica, em Louisiana (EUA).



COMPENSAÇÃO
Se toda atividade física causa queima energética e se para emagrecer basta ter um saldo negativo (gastar mais do que ingerir), por que a conta nem sempre fecha?

O trabalho de Church levanta algumas hipóteses. Segundo a principal delas, quem faz exercício acaba compensando a perda de calorias comendo mais. Isso aconteceu em pelo menos dois artigos analisados.
“Não sabemos por que isso ocorre, estamos estudando melhor agora”, afirma.
Para o médico do exercício Marcelo Leitão, da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte, é comum as pessoas superestimarem os efeitos da atividade física.
“As pessoas têm uma noção errada de que se fazem exercícios podem comer o que quiserem. Se você fizer uma hora de atividade e depois tomar uma cervejinha, já recuperou o que perdeu.”
Para gastar 500 calorias (meta diária de quem quer perder meio quilo por semana) é preciso fazer uma hora de atividade de alto impacto, como uma aula de “jump”. O esforço pode ir embora em dois pedaços de pizza.
“Uma hora de caminhada por dia muda indicadores de saúde, mas não necessariamente faz perder peso”, acrescenta Leitão.

.


4 comentários:

  1. Oiii

    Adorei o post, eu sei bem disso foram 16kg só com a alimentação.
    Hoje faço só caminhada mas pra não ser sedentaria mesmo, sei que pra mim não resolveu nada no emagrecimento.

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Fiz 6 meses de academia e emagreci 1 kg. Fiz uma dieta de 1 mês e meio e emagreci 10kg. Portanto, concordo totalmente com isso.
    Bjo

    ResponderExcluir
  3. Concordo totalmente com isso, mas é tããooo difícil para mim fazer dieta :X

    Bjs.
    www.duasvezesm.com

    ResponderExcluir