Modismo Fitness

sexta-feira, janeiro 17, 2014 Carlinha Fernandes 7 Comments


Hoje vou falar sobre um assunto um pouquinho polêmico (que com certeza vão me jogar na cruz), mas que tenho sentido necessidade de abordar aqui no blog, é sobre o modismo fitness.

Quase todo mês vejo lançarem uma modalidade nova, que promete milagres e de repente todo mundo vira adepto (ou pelo menos tenta).

O fato é: Será que vieram pra ficar?

Aqui em Fortaleza, o sup yoga deu um "bum" no meio do ano passado, todo santo dia eu via no instagram de alguém fotos como essa abaixo, mas agora mesmo no começo de 2014, deu uma boa esfriada.


Outro que ouvi muitos falando ano passado, foi esse tal de TRX (O sistema de treinamento em suspensão, conhecido como TRX, foi idealizado pela marinha dos Estados Unidos, para que os marinheiros aprimorassem o condicionamento físico e estivessem preparados para qualquer ocasião. A prática do TRX em academias de musculação, bem como em outros centros de treinamento, consiste em um aparelho único, que fixado à parede permite que você desenvolva uma série de exercícios utilizando apenas o peso do próprio corpo.)



O Ballet Fitness  tornou-se de repente queridinho nacional, depois que a musa fitness Gabriela Pugliesi andou postando umas fotos no instagram (que diga-se de passagem, perceberam que ela nunca mais falou sobre o assunto?).


Ahhhh ainda tem também esse Kangoo Jumps, que vira e mexe ainda vejo algumas academias fazendo chamadas para as aulas.


Bom, mas o que eu quis mostrar com tudo isso, foi que esse tipo de modismo, vai e vem de uma maneira muito rápida e acho prudente avaliar o que queremos pra nossa vida saudável. É algo passageiro? Você quer cuidar do corpo apenas em datas específicas do ano (como para o verão por exemplo), ou você quer ter como rotina de vida uma modalidade física (ou esportista)?



Body Combat 

 Eu sei a minha resposta! Eu quero algo contínuo, que não "saia de moda", que me dê resultados e que permita ser aperfeiçoado conforme o tempo.

Não quero ter uma outra decepção como foi com o Body Combat (foto acima) no qual eu estava totalmente engajada, amava fazer e de repente todos enjoaram, não foi dado continuidade e hoje em dia pouquíssimas academias ainda sustentam.

Eu tenho um problema psicológico, não sei se pode ser considerado um tipo de TOC, mas eu necessito dar continuidade a tudo que eu me meto a fazer em minha vida, TUDO! Em alguns aspectos esse probleminha é super prejudicial, mas no quesito "cuidar do corpo" isso acabou sendo uma vantagem, pois não me deixa tornar-me uma pessoa sedentária, me imagino puxando ferro na academia e fazendo altas trilhas de bike com meu cabelinho branco e cheia de rugas.



O treinamento funcional, por exemplo, acho que é uma modalidade que veio pra ficar, inclusive intercalo com meus treinos de musculação, alguns exercícios funcionais, pois acho muito válido.



 Pilates também é outro que me surpreendeu, logo que ouvi falar, achei de cara que seria algum modismo, mas agora tenho certeza, ele veio pra ficar.



E a Musculação, não preciso nem falar né gente? Na minha humilde opinião, acho que todo mundo deveria fazer musculação, sedentários, atletas, jovens, adultos, idosos, todos!

Os resultados são imediatos, emagrece, fortifica, enfim, meu conselho de amiga: Mesmo que você odeie musculação, se obrigue a fazer, prometo que você aprende a gostar por conta dos resultados rápidos!


 E aproveitando que estamos falando em modismos e vida saudável, eu penso o mesmo sobre "dietas", tente adaptar ao seu cotidiano, uma alimentação saudável na medida do possível e fuja de dietas restritivas que surgem todos os dias, invetadas por algum cientista maluco de sei lá de onde, pois elas podem funcionar... Mas a curto prazo e as vezes, os benefícios são bem inferiores aos malefícios que elas causarão.

7 comentários:

  1. Sinceramente, não conheço nenhumas dessas primeiras que você falou, só as últimas: Pilates e musculação.. só treinamento funcional que é novidade para mim, agora tá todo mundo indo atrás. Infelizmente modinha é assim, tem gente que nunca pisou numa academia e vive postando sobre, ou vai para uma aula experimental e só!

    http://www.vitrineglamour.com/

    ResponderExcluir
  2. não caio em modismos, continuo no meu pilates porque sei que ele funciona direitinho pro meu corpo, adorei a matéria

    ResponderExcluir
  3. o treinamento funcional para mim foi ótimo, pois estava bem acima do peso e não gostava de "puxar ferro" e nessas aulas ganhei amigas, condicionamento físico, peguei gosto pela coisa de malhar e me alimentar realmente de coisas boas esse sim acredito que veio para ficar....

    ResponderExcluir
  4. na minha humilde opinião tudo que é restritivo é furada e tudo que é moda, geralmente passa na mesma proporção em que apareceu, assim como existem coisas atemporais, acho que devemos sempre buscar o que nos proporciona bem estar, se encaixe na nossa rotina, no nosso orçamento!

    ResponderExcluir
  5. O modismo é algo muito chato.. As pessoas criam aquele fogo de palha e se vc diz que está em processo de emagrecimento, mas não está fazendo nada da moda, você não vai conseguir chegar lá (oi?).
    Aí como você bem disse, a moda passa e cadê a modalidade? Acabou?
    Eu também sou adepta da musculação, hoje integro a natação e hidroginástica em dias alternados (como aeróbico) e aos domingos, faço patinação.
    São coisas que dependem de mim e que com o passar do tempo eles não vão simplesmente sumir.

    Quero muito fazer algum treino funcional, mas na academia que frequento, só com o personal :/

    Beijokas, Carla M.

    ResponderExcluir
  6. Oi Carlinha, adorei seu blog, sempre te acompanhava pelo insta.
    De vez em quando fazia caminhada, mais agora que realmente que comecei exercícios diários. E to amando mesmo, minha disposição é outra hoje. No momento to fazendo musculação, mais quero também começar pilates. Sucesso.
    Beijooooos
    Mariana Candéa
    Meu blog: http://noencontrodmoda.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Carlinha, adorei seu blog, sempre te acompanhava pelo insta.
    De vez em quando fazia caminhada, mais agora que realmente que comecei exercícios diários. E to amando mesmo, minha disposição é outra hoje. No momento to fazendo musculação, mais quero também começar pilates. Sucesso.
    Beijooooos
    Mariana Candéa
    Meu blog: http://noencontrodmoda.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir