Dica para intolerantes à lactose

domingo, fevereiro 16, 2014 Carlinha Fernandes 5 Comments


Se você procura um leite mais saudável, suave e de maior tolerabilidade, experimente leite de cabra, conheça a linha Caprilat - www.caprilat.com.



Esses dias recebi para experimentar a linha de leite de cabra da Caprilat. Eu já tinha ouvido falar, que dependendo do nível de intolerância, o leite de cabra seria mais aceito pelo organismo de pessoas com esse probleminha.

Infelizmente em mim não rolou, eu senti desconforto abdominal, mas foi bem menos do que em comparação quando consumo leite de vaca, então pra quem tem intolerância mais fraca, eu recomendo experimentar, pois o sabor se aproxima bastante do leite de vaca.


O LEITE DE CABRA E SEUS BENEFÍCIOS 

O leite mais nobre desde os tempos dos faraós:
Desde que os povos nômades da Ásia e do Oriente Médio domesticaram a cabra, aproximadamente em 8.000 a.C., o leite de cabra é utilizado na alimentação diária de grande parte da população mundial. 
A sua importância na alimentação não reside apenas no valor biológico de seus nutrientes. Já no tempo de Hipócrates (Grécia Antiga: 460-377 A.C.), considerado o pai da medicina moderna, médicos recomendavam seu uso devido à fácil digestão. Além disso, pessoas que apresentam intolerância ao leite de vaca podem, usualmente, tolerá-lo. 
Sabe-se também que no Oriente, principalmente na Dietética Chinesa, o leite de cabra é conceituado como um alimento nobre e bastante utilizado por pessoas de todas as idades.

Composição:
 
Composição média do leite de cabra por 100 ml

Proteína
3,3 g
Caseína
2,5 g
Lactalbumina
0,4 g
Gorduras
4,1 g
Lactose
4,7 g
Valor calórico
76 kcal
Minerais
0,77 g
Cálcio
130 mg
Fósforo
159 mg
Magnésio
16 mg
Potássio
181 mg
Sódio
41 mg
Ferro
0,05 mg
Cobre
0,04 mg
Manganês
8 mg
Vitamina A
120 U.I.
Vitamina D
2,3 U.I.
Tiamida
0,05 mg
Riboflavina
0,12 mg
Ácido nicotínico
0,20 mg
Ácido fólico (B9)
0,2 mcg
Biotina
1,5 mcg
Vitamina B12
0,02 mcg
Vitamina C
2,0 mg

Fonte: Maree, H. P. - Goat Milk and Its Use as a Hypo-Allergenic Infant Food - A Review of the Literature. 

In Dairy Goat Journal, v. 63, n. 12, dez./1985 (1ª ed. in Dairy Goat Journal, Maio/1978) 

O leite mais rico em cálcio

O leite de cabra contém 20% mais cálcio que o leite de vaca e 100% mais que a bebida de soja. E o cálcio é fundamental para uma perfeita nutrição, sobretudo na infância e adolescência. Fortalece a estrutura óssea, evitando, no futuro, doenças como a osteoporose.


Um dos alimentos mais nutritivos
Uma pesquisa feita por 12 universidades brasileiras, apresentada pelo Globo Repórter em 10/08/2007, elegeu os 12 alimentos mais nutritivos do país. O leite ganhou o terceiro lugar, com destaque para o leite de cabra, que contém ainda mais qualidades nutritivas que o leite de vaca: 
" É absorvido com mais facilidade;
" Em muitas crianças, causa menos alergia;
" Por ter mais cálcio, é indicado no combate à osteoporose;
" Aumenta as respostas imunológicas;
" Reduz a massa gorda corporal;
" Previne o aumento dos níveis de colesterol.



Mais tolerabilidade
Uma das mais importantes características do leite de cabra está ligada à sua melhor tolerabilidade, em comparação ao leite de vaca, sendo o mais indicado no tratamento das alergias da infância. Devido a estas características, é cada vez mais prescrito por nutricionistas e médicos, principalmente pediatras. 

Digestão mais rápida
O tamanho das partículas de gordura no leite caprino é menor, facilitando o processo de digestão.
E mais: não possuem aglutinina, substância presente no leite de vaca que une as partículas gordurosas, formando um coalho mais difícil de digerir. 
A digestão e a absorção do leite de cabra é duas vezes mais rápida em comparação ao leite de vaca, por isso, é indicado para crianças e idosos desnutridos.

Um sabor inigualável
Além do seu valor nutritivo e medicinal, o leite de cabra tem um sabor característico muito apreciado, em especial por sua sofisticação. Basta abrir uma embalagem de Leite ou do Queijo CAPRILAT, bebê-lo purinho e você vai descobrir um novo sabor na vida.
Misturado a outros ingredientes, o leite de cabra compõe pratos deliciosos. 
Neste site, você vai conhecer algumas receitas em que esse leite faz tudo ficar mais gostoso. E vai conhecer também uma nova linha de produtos feita com o leite de cabra Caprilat: os queijos Caprilat Gran Caprino, Caprino Serrano Caprino Esférico.

Consumo
Em várias cidades do interior, e principalmente no Nordeste do país, uma parcela significativa de crianças cresce consumindo leite de cabra. E, graças à maior consciência da população sobre alimentação e nutrição, o leite de cabra ganha cada vez mais adeptos.
Hoje, este nutritivo alimento se encontra disponível nas versões longa vida (integral e light), em pó (integral e instantâneo) e queijos. A CCA Laticínios distribui todas essas opções de leite de cabra em todo o Brasil, em supermercados, farmácias, padarias, delicatessen e lojas de produtos naturais.

5 comentários:

  1. Nossa ...não é por nada não,mas acho muito sujo vcs blogueiras,não marcarem como jabás,estas postagens,e sim como Dicas...gente...é muito feio...acompanho seu blog a algum tempo,e vc nunca marca seus publipost...acho falta de respeito com os leitores,mas infelizmente vc não acha...nunca comentei aqui antes,até tinha vontade,mas vc começou com tanto jaba não identificado que desanimei...acho que hora de me desligar do seu blog,pois vc não meuda mesmo...gde bj,e pare de enganar suas leitoras.Adriana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Engraçado, pensei que publipost fosse quando vc recebia dinheiro pra postar algo, como eu não recebi nem um tostão por essa publicação, eu não a considero como tal, mas pelo visto tô enganada né?

      Excluir
  2. Menina, o seu blog me inspira!!!!! Apesar de não ser intolerante à lactose, valeu muito a pena saber das dicas!

    Me faz uma visitinha depois! Beijinhos!
    http://www.faladani.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Então quer dizer que vc faz propaganda destes produtos de graça??..nossa que coisa...mas enfim...não acredito...bj..Adriana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faço sim, todo santo dia recebo encomendas de empresas que me mandam coisas para testar, eu falo do que eu acho que vale a pena falar, do que eu gosto, quem me dera me encaixar no quadro de blogueiras que ganham dinheiro pra isso...

      Excluir