Mostra Fotográfica Usa Mídias Móveis para Registrar Belezas do Litoral

quarta-feira, junho 25, 2014 Carlinha Fernandes 3 Comments




Treze jovens da comunidade da Praia de Moitas, distrito de Amontada, no litoral cearense, tiveram uma experiência única ao participarem da Oficina de Fotografias com Celular promovida pela CPFL Renováveis: redescobriram as belezas do lugar onde vivem e a possibilidade de registrá-las.

O aparelho celular tornou-se bem mais comum às famílias brasileiras que as câmeras fotográficas e foi essa acessibilidade que a facilitadora Jocasta Holanda usou como ponto de partida para que os jovens fizessem o total de 40 fotos que formam a Mostra. "Não foi preciso de muitos equipamentos, bastou mostrar aos meninos o que eles poderiam fazer com a união do celular, da sensibilidade e da paisagem, coisas que eles já tinham" conta a professora.

As fotos dos mangues, da praia e do rio Aracatiaçu, ganharam status de poesia pelas lentes dos pequenos fotógrafos. Esses 'cliques'  inauguram uma nova linguagem para a fotografia e arte digital e admira até mesmo um dos autores, como é o caso da estudante Damares Vieira, que não tinha fotografado até participar da oficina " não fazia ideia que era tão boa fotógrafa e de como minha comunidade é bonita", comemora.


O resultado da oficina  foi conferido durante a Mostra Fotográfica “O rio, o mar e o mangue: o olhar da juventude de Moitas para sua comunidade”, realizada durante as comemorações da Semana do Meio Ambiente, no dia 07 de maio, em Moitas.

A Oficina de Fotografias com Celular  e a Mostra foram possíveis através do investimento da CPFL Renováveis nas comunidades onde atua. A empresa é a maior no país no segmento de geração de energia elétrica a partir de fontes renováveis.

A mostra, que teve sua estreia para os moradores de Moitas tem um potencial sem limites. Nessa sexta-feira a fotógrafa Damares Vieira vem a Fortaleza representando seus colegas de Moitas e vai montar a Mostra no Café Kukukaya nessa sexta-feira dia 27/6.


Ficha Técnica

Instrutora da Oficina: Jocastra Holanda Bezerra

Participantes da Oficina: Damares Vieira, Deyliane Alves, Edimilson Pereira, Elisabeth Pereira, Estênio Vieira, Kelita Maiara, Laécio Matias, Marta Carneiro Freitas, Pedro Sousa, Samai Pereira, Sara Vieira, Talita Pereira, Wesley Marques de Freitas,

Projeto CPFL Renováveis
Realização: Via de Comunicação e Cultura


Café Kukukaya - Av Pontes Vieira 55 - Dionísio Torres.
Gratuito.

3 comentários: