A repaginada dos contos de fadas

terça-feira, agosto 05, 2014 Carlinha Fernandes 4 Comments


Tenho ficado cada dia mais encantada com as adaptações que estão sendo feitas aos famosos (e cansativos) contos de fadas, confesso que tenho um gosto meio impróprio pra minha idade ao que se refere à filmes (gosto de todos os filmes da Marel, Eclipse, Amanhecer, Harry Potter, animações da Pixar e por aí vai, sou praticamente uma adolescente, me julguem!).

Mas devo confessar que essas versões que tem aparecido ultimamente dos filminhos que assistíamos na nossa infância, cheio de lacunas e finais felizes sem pé nem cabeça, tem me alegrado muito.

Já vou avisando que esse post é cheio de spoiler, portanto caso não tenham assistindo a algum dos filmes das imagens abaixo, nem continuem lendo ok?

João e Maria Caçadores de Bruxas
João e Maria me fez ficar vidrada na TV sem piscar, tamanha quantidade de cenas de ação que tem no filme, a explicação da mãe deles ser também uma bruxa (bruxa branca, do bem) veio muito a calhar no enredo e João ter adquirido uma diabetes por conta da quantidade de doces que ingeriu na infância também foi o ponto alto do filme.




Branca de Neve e o Caçador
 Ver Branca de Neve suja, mal vestida e trancada no calabouço, foi sem dúvidas muito mais realista do que a princesinha (odiada pela madrasta) estar trancada da torre mais alta sendo servida à pão de ló como contavam os livrinhos não acham?

Achei muito válido também, a menção aos motivos dos quais transformaram a madrasta numa pessoa tão má, não que justifique, mas nos faz compreender.

É muito mais empolgante ver Branca de Neve lutando feito homem pelos seus ideais, fazendo jus ao sangue real, liderando um exército, e fora é claro, muito mais digno vê-la se apaixonar pelo caçador, que se arriscou por ela de verdade.




Jack caçador de gigantes
João e o Pé de Feijão, se transformou em Jack caçador de gigantes, a "substituição" da galinha dos ovos de ouro, por uma linda princesa que não queria viver no castelo foi uma jogada de mestre! Pois deu um motivo real para Jack querer subir numa árvore tão alta, arriscando sua vida.

Outra coisa realista que achei importantíssima no filme, foi a explicação de onde vinham os feijões mágicos, nota 10 pra essa adaptação de roteiro.



Malévola
E por último, mas não menos importante (na verdade o meu preferido) é o Malévola, mais conhecido como "Bela Adormecida", esse era o conto de fadas mais sem pé nem cabeça que eu achei, mas com este filme, a gente passa a amar tudo!

Malévola era uma fada, que se torna má, após ser enganada por seu grande amor, que corta suas asas por conta de sua ambição.

O filme nos mostra do começo ao fim que Malévola tenta ser má, tenta odiar a princesa, mas ao passar do tempo, só se encanta cada vez mais com a menina e nos faz entender a real importância do "amor verdadeiro" e que nem sempre esse amor tem que ser de homem para mulher e vice e versa.

Nos livros e filminhos deste conto de fadas, a princesa se apaixona pelo príncipe imediatamente ao vê-lo,  ninguém sabe como ela se fura de fato pra cair no sono eterno, fica uma lacuna também de como o príncipe chega direto no quarto para beijá-la, no filme, mostra tudo isso em detalhes.

E finalmente o mais importante recado que vi no filme, foi que a vingança é sempre digna de arrependimento, que quando estamos com raiva fazemos coisas estúpidas, que nos fazem arrepender imensamente e o sofrimento se torna ainda maior.

Definitivamente, Malévola tornou-se meu filme preferido de todos os tempos, aqueles que vou assistir milhões de vezes seguidas sem me cansar.

4 comentários:

  1. Amo filmes assim também, são super empolgantes!
    Beijosss

    ResponderExcluir
  2. Vixi Carlinha então somos duas kkk..Adoro esse tipo de filmes :)
    Já assisti das suas indicações o João e Maria Caçadores de Bruxas e achei bárbaro.
    Tem um filme que assisti a algum tempo que acho que vc vai gostar que é o Os Instrumentos Mortais :Cidade dos Ossos que é um filme bem legal de ação e aventura..
    Beziquinhos docess..
    Tricotando a Vida | Fanpage Blog | Instagram

    ResponderExcluir
  3. Só não assisti Branca de Neve, os outros assisti todos e compartilho da mesma opinião!!
    Beijos!
    www.yarasousa.com

    ResponderExcluir
  4. Eu só assisti o Malévola e amei o filme. Gostei da fotografia, roteiro e interpretação. Bjks.

    www.blogbelissima.com.br

    ResponderExcluir