Cuidados com a limpeza das roupas no inverno

domingo, agosto 09, 2015 Carlinha Fernandes 0 Comments

Confira as dicas da Lavasecco para conservar as peças durante a estação mais fria no ano


Frio, chuva e umidade são combinações perfeitas para ficar em casa. Mas não para as roupas, que nessa época costumam demorar dias para secar, além de ficar com mau-odor. Para cuidar das roupas durante a estação mais fria do ano e mantê-las sempre em bom estado, a proprietária da rede de lavanderias premium Lavasecco Franchising, Maria Alzira Linares, separou algumas dicas. Confira:
Lã, couro e camurça
Os casacos de couro liso e camurça devem ser lavados no mínimo uma vez por ano em uma lavanderia especializada para que passem pelos processos de higienização e hidratação adequada, prolongando a vida útil da peça. Essas roupas devem ser armazenadas em embalagens de TNT de cor escura ai quais permitem a ventilação do tecido e as protegem da incidência de luz. “Casacos de couro devem ser pendurados em cabides largos, para evitar que fiquem deformados e marcados das pontas dos cabides”, explica Maria Alzira.

A lã, por ser uma fibra natural, requer cuidados para não criar bactérias e mofos. Por isso, antes de guardar, o ideal é lavar cada peça, preferencialmente a seco, em lavanderia especializada para evitar o encolhimento. Uma dica importante: as roupas de lã lavadas em casa não devem ser centrifugadas, devem ser comprimidas manualmente com o auxílio de uma toalha.

Cachecóis
Geralmente os cachecóis são peças de lã que devem ter os cuidados específicos do tecido. É recomendável guardá-los na gaveta em forma de rolinhos para não deformá-los.
Edredons e cobertores
Recomenda-se lavar os edredons e cobertores antes de guardar, pois as peças guardadas com resíduos de sujeira, perfume e suor, ficam sujeitas ao ataque dos fungos, favorecendo o aparecimento de mofo e ocasionando as famosas manchas de guardado, que oxidam as fibras do tecido, dificultando sua remoção.
Os edredons e cobertores devem ser guardados também em capas de TNT e a higienização deve ser feita semestralmente em lavanderia especializada. Outra opção de armazenagem, é a embalagem a vácuo, pois além de proteger as peças de fungos, bactérias e poeira, reduz o volume e ocupa menos espaço no armário.
Secagem
A secagem das roupas é o processo mais difícil da lavagem durante o inverno, pois costuma levar dias para secar. Para isso, é recomendado durante o período de frio levar as roupas à lavanderia. A Lavasecco oferece tratamento especializado na limpeza de roupas, além de peças de cama, mesa e banho. Com isso, as roupas possuem maior durabilidade, pois tem menos atrito e produtos adequados para a correta higienização.  
Vale lembrar que o ventilador é um ótimo aliado para secar as roupas em dias frios e úmidos, pois nem todos os tecidos podem ser colocados na secadora, como lã e algodão.

0 comentários: