Volta às aulas (o que colocar na lancheira?)

sábado, agosto 22, 2015 Carlinha Fernandes 0 Comments



A preocupação em elaborar uma lancheira nutritiva para as crianças está cada vez maior, principalmente quando chega o fim das férias e a garotada precisa retornar às aulas. O dia a dia dos pais não é uma tarefa fácil e, ainda, arranjar um tempo livre para, em todas as manhãs, preparar uma combinação nova e diferente é um desafio e tanto. Por isso, é importante usar a criatividade, variar a alimentação e se atentar às novidades e informações nutricionais de cada produto disponível nas gôndolas.
Segundo dados da POF (Pesquisa de Orçamento Familiar 08/09), em 2009, uma em cada três crianças de 5 a 9 anos estava acima do peso recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A obesidade infantil pode ser causada pela ingestão inadequada de alimentos, a falta da prática de atividades físicas e por horas excessivas de uso de televisão, videogames e computadores. Outros fatores como os ambientais, biológicos, hereditários e psicológicos também podem causar o aumento de peso.
Segundo o Prof. Mauro Fisberg, pediatra nutrólogo e coordenador do Centro de Dificuldades Alimentares do Instituto Pensi do Hospital Infantil Sabará, a lancheira deve possuir uma quantidade controlada de açúcar, para ajudar a criança a ter uma alimentação mais equilibrada. “O segredo é variar e sempre consumir alimentos de todos os grupos alimentares nas diferentes refeições, como pães, massas, frutas, legumes, carnes, leguminosas, óleos e açúcares em moderação”.
“Esses alimentos irão nos entregar nutrientes importantes como carboidratos, proteínas, gorduras boas, vitaminas e minerais. Na lancheira, precisamos unir sabor, nutrientes, praticidade, custos e especialmente aceitação de alimentos adequados ao horário e para manter a energia durante o período escolar ou para o horário de intervalo entre as refeições principais”, reforça Dr. Mauro. “Além dos alimentos, é essencial nos atentarmos também ao tipo de bebidas que consumimos, devendo priorizar a hidratação, com água, bebidas nutritivas, como os sucos de frutas naturais, água de coco ou bebidas à base de soja. Estas oferecem uma combinação de proteínas, minerais e vitaminas importantes para o sistema imunológico e desenvolvimento da criança”, destaca.
Confira algumas dicas do Dr. Mauro para variar a lancheira, sem perder o sabor e a qualidade nutricional
“Uma sugestão interessante é a de deixar a lancheira sempre colorida, para chamar a atenção dos pequenos, mantendo sabor e nutrição aliados”,  explica o pediatra. Algumas destas receitas podem ser variadas com apoio de nutricionistas:
Opção1:
- 1 Pão de mandioquinha com ervas
- 1 colher (sobremesa) de creme vegetal ou de queijo
- 1 copo (200ml) de bebida à base de soja sabor Laranja
Opção2:
- 1 fatia de pão integral
- 1 colher (sobremesa) de geléia de frutas natural
- 1 copo (200ml) de suco natural de uva sem açúcar
-1 fatia de mamão picado
Opção 3:
- 1 fatia de bolo de laranja caseiro simples
- 1 banana
- 1 copo (200ml) de bebida à base de soja sabor Morango
Opção 4 :
- 2 bisnaguinhas integrais
- 1 colher de patê de atum com cenoura 
- 1 copo (200ml) de suco natural de abacaxi
Opção 5 :
- Pão de mandioquinha e ervas com cream cheese- Morango picado- Bebida à base de soja sabor Maracujá

Sobre Ades

Líder nacional na categoria de bebidas à base de soja, AdeS foi lançado em 1988, na Argentina. Em 1996, passou a ser importado para o Brasil e, no ano seguinte, começou sua fabricação local. Alimento à base de soja  com alto valor nutritivo, AdeS introduziu o hábito do consumo dessas bebidas no país, e se tornou  sinônimo de categoria. O portfólio da marca reúne mais de 30 itens, nas versões Original, Original Zero, Frutas e Frutas Zero, com diferentes sabores e tamanhos. Dentre as opções, há o AdeS Max, o famoso leão da marca,  que é uma alternativa divertida, nutritiva e saborosa para a lancheira dos pequenos. Todos os produtos AdeS possuem proteína da soja, considerada completa, além de conter carboidratos, gorduras “boas”, vitaminas e minerais, combinação que dá força para fazer mais ao contribuir para a manutenção da energia ao longo do dia. Além disso, a linha não contém lactose nem colesterol (como todo alimento com soja), não possui conservantes e corantes artificiais. Para mais informações, basta acessar o site de AdeS e seus canais sociais oficiais: FacebookTwitter e Instagram.


SAC AdeS: 0800 707 0044 /sac@ades.com.br

0 comentários: