ICC inicia Campanha Outubro Rosa com vasta programação de conscientização sobre o câncer de mama

sábado, outubro 10, 2015 Carlinha Fernandes 0 Comments


O mês de outubro chegou e com ele, a cor rosa passa a iluminar e tomar conta de centenas de prédios públicos e privados, monumentos, pontes, teatros e até mesmo, do Cristo Redentor. Tudo isto com o objetivo de marcar a luta mundial contra o câncer de mama e conscientizar a sociedade sobre a importância da prevenção da enfermidade. Em Fortaleza, uma vasta programação promovida pelo Instituto do Câncer do Ceará (ICC) marca o início da Campanha Outubro Rosa 2015. Entre as ações, exposição fotográfica, workshop para a imprensa, iluminação do Hospital Haroldo Juaçaba (HHJ) na cor rosa, blitz com voluntários e palestras sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.

De acordo com o superintendente clínico do ICC, Dr. Reginaldo Costa, o desafio da campanha continua sendo conscientizar a população sobre a prevenção do câncer de mama, já que este é o tipo de câncer que mais mata mulheres no Brasil e que tem uma das taxas mais altas de mortalidade e de incidência no país. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo e responde por 22% dos casos novos a cada ano.

No Instituto do Câncer do Ceará a campanha Outubro Rosa foi lançada no dia 29 de setembro e, uma das grandes novidades desta edição é a parceria do ICC com o Instituto Avon. Em uma ação inédita, as duas instituições promoverão o “I Passeio Rosa”, no dia 18 de outubro, na Avenida Beira Mar. São esperadas cerca de cinco mil pessoas no evento que contará com trio elétrico e banda. Antes do passeio, serão entregues gratuitamente camisetas exclusivas do evento e material informativo sobre o câncer de mama. Aqueles que quiserem poderão fazer o passeio de bicicleta.

A abertura da campanha no dia 29 de setembro contou com palestra aberta ao público do mastologista do ICC, Dr. Ércio Ferreira Gomes, no Shopping Iguatemi Fortaleza. Já o dia 1º de outubro foi marcado pela palestra “Saúde da Mama. Prevenção é o alvo!”, ministrada pelo mesmo médico no auditório do ICC, a apresentação do coral do Instituto para a imprensa, pacientes, colaboradores a sociedade em geral e, ainda, pela iluminação especial de cor rosa que será projetada no prédio do Hospital, mantido pelo Instituto, na Rua Papi Junior, 1222.

Para contribuir com a disseminação destas informações, durante todo o mês de outubro o ICC realizará palestras em diversos shoppings e promoverá eventos que discutirão as temáticas que envolvem o câncer de mama. No dia 8 de outubro, o Instituto realizará a III Série de Workshops “Prevenindo o câncer. Promovendo saúde!”, com palestras sobre o câncer de mama, ministradas por médicos do ICC e profissionais residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Cancerologia da Escola Cearense de Oncologia (ECO).

Além disso, ações de humanização com pacientes, como sessões de automaquiagem e embelezamento, arteterapia e musicoterapia vão promover a autoestima de pacientes entre os dias 7 e 28 de outubro. Apresentações do coral do ICC no hall do Hospital, no setor de Radioterapia e no Ambulatório Corina Parente, também marcarão o Outubro Rosa. Já a caravana “O rosa é mais forte. Una-se a esse laço de amor!” visitará alguns shoppings da cidade para distribuir material informativo sobre o câncer de mama e laços cor de rosa que são a marca registrada da campanha no Instituto.

Sucesso nos anos anteriores, o ICC lança novamente suas t-shirts alusivas à campanha Outubro Rosa que foram criadas pela artista Joana Salle, em parceria com a Duo Design. As peças serão desenvolvidas pela Shapin’Up. Em formato de corações na cor rosa que fazem referência ao símbolo da campanha, o laço cor de rosa e ao acolhimento dedicado aos pacientes, a logo estará presente em materiais informativos e nas camisetas que serão comercializadas durante todo o mês, na loja do ICC, nas Caravanas “O Rosa é Mais Forte. Una-se a esse laço de amor!”, na loja Cosmic, nas unidades da academia Central do Corpo, e em outros pontos de venda móveis. Além das t-shirts, camisetas regatas na linha fitness serão produzidas.

Sobre o Instituto do Câncer do Ceará

O Instituto do Câncer do Ceará (ICC) é um moderno centro de excelência que reúne ensino, pesquisa e os principais serviços para tratamento integral do câncer (oncologia clínica, cirúrgica, radioterapia e quimioterapia), juntamente com o apoio de serviços diagnósticos, como Laboratório de Patologia, Biologia Molecular e Análises Clínicas, Radiologia e Diagnóstico por Imagem e uma equipe de saúde multidisciplinar especializada em cancerologia.

Atualmente, o ICC conta com uma equipe de mais de 1.000 colaboradores, 150 médicos e 81 residentes. No Hospital Haroldo Juaçaba (HHJ) o paciente tem acesso a uma assistência integral, que vai desde o diagnóstico, tratamento especializado e multidisciplinar, aos cuidados paliativos. A instituição é formada pelo HHJ, Escola Cearense de Oncologia - ECO e Casa Vida, que abriga pacientes e seus acompanhantes vindos do Interior do Estado e de outras cidades para realizar tratamento no hospital, e, para onde as doações recebidas durante o Outubro Rosa serão destinadas. O Instituto completa no dia 25 novembro de 2015, 71 anos de existência.

Programação Outubro Rosa no ICC

9 de outubro
Sessão Clínica “Quimioprevenção de lesões de auto risco para câncer de mama” com o mastologista do ICC, Dr. Francisco Pimentel, no auditório do Instituto, às 7h30.

Dia 14 de outubro
Caravana “O Rosa é Mais Forte. Una-se a esse laço de amor!” + Bate-papo, no Shopping RioMar Fortaleza.
Papo Rosa “Saúde da Mama. Prevenção é o Alvo!”, às 18h30, no Shopping RioMar Fortaleza.
Blitz “Pintando o Rosa: arteterapia, autoestima e musicoterapia”, no Ambulatório Corina Parente.

18 de outubro
I Passeio Rosa promovido pelo ICC e Instituto Avon, na Avenida Beira Mar, às 8 horas.
Largada: Aterro da Praia de Iracema
Chegada: Parque Riacho Maceió

Dia 21 de outubro
Blitz “Pintando o Rosa: arteterapia, autoestima e musicoterapia”, no setor de Oncologia Clínica do ICC.

Dia 28 de outubro
Blitz “Pintando o Rosa: arteterapia, autoestima e musicoterapia”, na NAC e Casa Vida.

30 de outubro
Abraço Rosa, no Instituto do Câncer do Ceará.

0 comentários: