Whey Protein

sexta-feira, setembro 28, 2012 Carlinha Fernandes 10 Comments



Proteína do soro do leite, sendo seu nome comercial mais conhecido como Whey Protein, é uma proteína de baixo peso molecular obtida do soro do leite através de um processo de troca iônica , o que proporciona o mais alto valor biológico de proteína e capacidade de absorção. Possui alto teor de aminoácidos essenciais e de cadeia ramificada BCAA, necessários para o ganho de massa muscular magra.

Conhecida por conter altos teores de Lactoalbumina, nome genérico com o qual os cientistas batizaram a proteína, este complemento alimentar possui pequenas concentrações de gordura e proteína de elevado grau de pureza. As proteínas do soro representam até 20% das fontes proteicas de alimentação, e estão divididas em quatro grupos: caseínas, proteínas do soro do leite, proteínas das membranas dos glóbulos de gorduras e outras.

A proteína do soro do leite é comercializada de diversas formas para consumo, de acordo com a necessidade de concentração do consumidor. Os médicos recomendam consultas a especialistas antes de se consumir este produto.




Desde que coloquei essa foto no meu instagram tenho recebido várias e várias perguntas sobre o assunto, então resolvi fazer um post exclusivo pra contar minhas experiências.

Vocês lembram deste post, que falei sobre minha consulta com a nutricionista? Em um dos meus retornos, ela inseriu na dieta a proteína, porém depois de ouvir algumas pessoas falarem que engordava e tal, fiquei com medo de tomar e tinha deixado pra lá essa ideia.

Em julho, comprei a revista Boa Forma somente para ler a matéria que saiu sobre as blogueiras e me deparei com uma pauta maravilhosa sobre as proteínas numa dieta e conversando com minha amiga Cris (Blog Crisfit) ela me contou as maravilhas que o whey protein podem fornecer se tomado corretamente, então me animei total! Criei coragem e comprei (encontrei essa marca numa farmácia aqui de Fortaleza por apenas R$60,00).

Não segui exatamente a dieta que tem na revista, mas tentei adaptá-la à dieta que minha nutricionista já tinha  passado e achei sensacional. 


Resultados:

01- Logo nas primeiras duas semanas, a balança mostrou dois quilos a menos;

02- Todo mundo começou a dizer que estava me achando bem mais magra;

03- As roupas começaram a ficar bem mais folgadas;

04- Senti uma diminuição considerável no apetite, tive que praticamente me obrigar a comer, pois fome mesmo, eu não sentia;

05- Os músculos(principalmente das pernas) ficaram mais aparentes.


Quando estou tomando:

Nas duas primeiras semanas, eu tomava whey protein duas vezes no dia, no café da manhã e no lanche da tarde, em forma de vitamina (mais abaixo coloco receitinhas).

A partir da terceira semana, passei a tomar somente no café da manhã, mas de vez em quando faço um shake mais reforçado e tomo no almoço.

Tenho sentido resultado ainda maior por começar a tomar na hora do almoço, pois como eu almoço logo depois de malhar, acho que o corpo absorve melhor a proteína.


Como eu preparo:

Receita 01- 200ml de leite de soja+ duas medidas de whey protein, bata no liquidificador (este costumo tomar no café da manhã ou lanche da tarde) 

Receita 02- 200ml de leite de soja+ duas medidas de whey protein+ uma banana congelada+ uma colher de sopa de mel, bata tudo no liquidificador (este costumo tomar na hora do almoço ou jantar)

Receita 03- Um copo de iogurte natural desnatado+ duas medidas de whey protein+ meio abacate (pode substituir pela fruta que desejar, já fiz com manga, maçã, banana), bata tudo no liquidificador (este costumo tomar na hora do almoço ou jantar)

Receita 04- Um copo de iogurte desnatado de sabor (já fiz com de morango, aveia e mel, passas)+ duas medidas de whey protein, bata tudo no liquidificador (este eu tomo tanto hora do almoço, jantar, como nos lanches)


Observações:

* Só tomo a proteína, de segunda à sexta, indo malhar ou não, geralmente faço exercícios físicos todos os dias (musculação e/ou pedalada), só falto mesmo quando tem algum imprevisto (como por exemplo, semana passada peguei uma conjuntivite, passeis três dias sem fazer nada).

* Não conheço ninguém que tome whey protein e não malhe, portanto se você é sedentário, não recomendo (porém na revista Boa Forma já fala que mesmo sem malhar, pode tomar).

* Algumas pessoas recomendam tomar misturado somente com água e por experiência própria eu digo logo: Fica horrível!!!

* A diminuição na balança foi de apenas dois quilos, mas acho que a porcentagem de gordura diminuiu ainda mais, vou marcar uma próxima consulta com a nutricionista pra ver como andam minhas medidas e fazer uma bioimpedância e faço outro post com todos os detalhes para vocês.

* E a pergunta que não quer calar: "Carlinha, mas você não tem intolerância à lactose?"- Tenho sim meu povo, continuo com esta doença, porém essa marca de whey protein já vem acrescida de lactase, que é a enzima que eu não produzo, portanto posso tomar normalmente que não me faz mal, inclusive preparo misturado com iogurte natural e não sinto nadinha, #FicaDica para os intolerantes como eu.


.




10 comentários:

  1. Adorei o post,apesar de ter muitas matérias sobre o Whey,ouvir a experiência de quem toma é bem melhor.Deu vontade de comprar agora mesmo,o preço tá bom ,até pelo tamanho do pote.
    bj
    Jane

    ResponderExcluir
  2. Adorei seu blog, vou passar sempre aqui.
    Bjinhus
    http://vitalefitness.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Adorei conhecer seu blog. Post super interessante! Não sabia que esse suplemento já vem com lactase.
    http://corinamvieira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oiii Carlinha! Adorei o post, pois também tomo o Whey, o meu é sem sabor aí tomo com banana, tb tenho visto um efeito considerável em relação a músculos!! Porem sempre me dizem que só pode toma 30 a 40 min depois do treino, pq sem ser esse horário não faz efeito. Eu não concordo, principalmente depois de ler seu post, e ver que está dando certo! Seu corpo está ótimo!

    lorenalouise.info

    Beijão

    ResponderExcluir
  5. Olá Carlinha...
    Tomo proteína por orientação da minha nutricionista e estou gostando muito do resultado. Segundo ela apenas quem faz atividade física deve tomar, e deve ser consumida logo após o treino. Tomo apenas nos dias que vou para a academia, e a minha ela orientou misturar apenas com água, pois o efeito seria melhor....O sabor depende da marca, pois a minha fica super gostosa. Eu tomo as da solaris, sempre no sabor baunilha. Com ajuda da dieta dela emagreci e diminui o percentual de gordura para 13%.... Orgulho...

    ResponderExcluir
  6. to doida pra começar a tomar, mas tbm tenho medo de engordar...
    Bjos

    ResponderExcluir
  7. Adooooooreei o post, acabei de conhecer seu blog! E amei! Adorei tudo!!!!Tomei coragem e vou comprar o meu Whey!!!! Vlw
    Jussara

    ResponderExcluir
  8. Quando vc ficar bem largona e metrona como eu fiquei vc me fala se tomar Whey Protein não engorda!

    Engorda e muito! Inclusive meu irmão que é personal me confirmou

    Isso é para aquelas meninas que tem o corpo fininho ( como a do blog supervaidosa).
    Depois de um tempo vc vai me falar...No inicio fiquei deslumbrada assim como vc...achando que estava perdendo até medida/peso.

    bjs

    ResponderExcluir
  9. o whey protein auxilia no processo recuperação muscular, é considerada a proteína de melhor absorção a ser utilizada após o treinamento, período conhecido por promover uma maior aproveitamento de nutriente.Portanto não faz vc perder peso , é indicicado para praticantes de atividades físicas e a forma correta de seu uso: após o treino (musculação)para recuperar as fibras de forma rápida, se não vc perde(massa) e não ganha. e ao acordar em jejum pois seu corpo precisa se alimentare absorver de forma rápida os nutrientes( o corpo passou oito horas em estado catabólico >> sem alimentação) e o modo de preparo é apenas APENAS com água (se vc colocar 200 ml mais 2 medidas que vem dentro deste pote e bater no liquidificador fica uma delícia)eu garanto pq eu já tomei (o de chocolate esse mesmo ai)
    CUIDADO o uso do whey protein de forma incorreta pode causar sérias consequências uma vez que seu objetivo é tonificar os músculos. Não sei porque com a Carlinha fez ela perder peso.o ideal seria vc nem mais tomar já que o efeito está sendo o contrário. Eu já tomei este whey protein e o meu objetivo é ganhar massa muscular,e o personal me indicou o whey protein.
    Espero que tenha ajudado alguém.. o whey protein é ótimo sim ..mas seu efeito eu digo e repito é a recuperação das fibras para assim vc ganhar massa muscular e só utilize se vc praticar alguma atividade física! bjuss

    ResponderExcluir
  10. comesei toma agora sem malha sera quer emgorda muito eu tenho 18 anos i tenho 55 quilos

    ResponderExcluir