CAIXA CULTURAL FORTALEZA REALIZA OFICINA PRÁTICA DE FIGURINO

quarta-feira, novembro 04, 2015 Carlinha Fernandes 1 Comments



Atividade gratuita será ministrada pela premiada figurinista Raquel Theo de 10 a 13 de novembro

Oficina Prática de Figurino. Foto: Renata Pires


A CAIXA Cultural Fortaleza promove, de 10 a 13 de novembro, a Oficina Prática de Figurino, com inscrição gratuita. O curso será ministrado pela premiada figurinista Raquel Theo, que acumula diversos trabalhos para teatro e televisão, e se destina a estudantes e profissionais da área.

O objetivo da oficina é colocar os participantes em contato com todas as etapas que envolvem a criação: pré-produção, pesquisa, apresentação do projeto, confecção e finalização. Em cada estágio o aluno irá vivenciar importantes processos do cotidiano de um figurinista profissional, além de aprender sobre decupagem do texto/roteiro, passando por conceituação e caracterização até confecção do figurino e prova do final.

A carga horária total é de 12 horas. São 20 vagas e as inscrições devem ser feitas pelo e-mail oficinaraqueltheo@gmail.com até o dia 5 de novembro. A lista com os nomes dos selecionados será divulgada em 7 de novembro.

Sobre Raquel Theo:

Formada em Moda e Figurino na Universidade Estácio de Sá (2004), especializou-se em oficinas de cenografia e figurino com Colmar Diniz e Rosa Magalhães e em história do figurino com Emília Duncan. Atuou como diretora de arte no espetáculo Zarak show (Circo Dux), com direção de Marcio Libar, e em Depois da chuva (Teatro Andança). Criou figurinos para as montagens Bicicleta e Melhor dos mundos (Teatro de Anônimo), com direção de Álvaro Assad. Integrou a equipe de figurino da minissérie JK e da novela Bang bang, ambas da TV Globo, em 2005.

Em 2012, ganhou diversos prêmios pelo cenário e figurino do espetáculo Depois da chuva, dentre eles o de direção de arte no Maestro Guerra Peixe 2011. Raquel Theo também foi indicada ao Prêmio Zilka Sallaberry 2013 pelo figurino de A fantástica baleia engolidora de circos.

Já ministrou outras oficinas, como a Oficina de figurino no Circuito Estadual das Artes do Governo do Rio de Janeiro, em parceria com o Centro Teatral e Etc e Tal. Por meio do projeto de ocupação da CAIXA Cultural, Raquel Theo ministrou, entre 2013 e 2014, a oficina Prática de figurino em Salvador, Recife, Brasília, Curitiba e São Paulo.

Conteúdo da Oficina:

1º dia – Pré-produção de figurino: Decupagem do texto; Pesquisa histórica geral e do vestuário: técnicas, materiais, estilo, modelagem; Pesquisa artística: tendências, paleta de cores, texturas, técnicas artísticas do período estudado; Pesquisa simbólica: universo do personagem.
2º dia – Apresentação do projeto e compra de materiais.
3º dia – Confecção do figurino.
4º dia – Prova de figurino, avaliação e exposição aberta ao público, das peças criadas pelos alunos.

Serviço:

Oficina Prática de Figurino com Raquel Theo
Local: CAIXA Cultural Fortaleza
Endereço: Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema
Data: 10 a 13 de novembro de 2015
Horário: terça a sexta, de 10h às 13h
Vagas: 20
Público alvoestudantes e profissionais da área de figurino, a partir de 18 anos
Inscrições: Gratuitas, pelo e-mail oficinaraqueltheo@gmail.com, até o dia 5 de novembro.


Informações Gerais: 
Bilheteria da CAIXA Cultural Fortaleza
(85) 3453-2770


Um comentário:

  1. Que pena que não tem um projeto desses na minha cidade! Gostaria muito de saber se essas oportunidades estariam abertas aqui.

    ResponderExcluir