Xilitol: Um substituto do açúcar na dieta

domingo, junho 18, 2017 Carlinha Fernandes 1 Comments



Atualmente existe uma preocupação relacionada aos adoçantes químicos e seus efeitos crônicos em nossa saúde. Uma nova vertente dos adoçantes é o uso dos derivados do álcool. Dentre eles temos o xilitol, que pode ser encontrado em fibras de frutas, legumes, aveia e cogumelos. No seu processo industrial, a fermentação da xilose é o primeiro passo para a hidrogenação a xilitol.
Nos primeiros trabalhos era usado para combater as cáries em crianças e atualmente é utilizado para substituir o açúcar já que tem um bom poder adoçante com metade das calorias. Cada grama de Xilitol possui 2,3kcal e seu índice glicêmico é baixo (7). Seu outro lado positivo é que o processo é feito de forma natural sem adição de nenhuma substancia química, ao contrário dos adoçantes sacarina, acesulfame K e ciclamato.
Desta forma, seu uso pode ser associado a bebidas, preparações e receitas. Como todo nutriente, existe um ajuste na quantidade total do dia conforme o cálculo do nutricionista.

Xilitol - De origem 100% natural, o xilitol é um adoçante extraído das fibras de plantas, frutas e vegetais e é altamente indicado como um substituto do açúcar, mas com expressiva redução calórica. Xilitol pode ser consumido por pessoas com restrição de açúcares na dieta, inclusive diabéticos, espeitando a quantidade de 60 g ao dia.

Um comentário:

  1. Uma lástima que é tão caro, não é mesmo ? Mas considerando que usamos moderadamente, até que vale.

    ResponderExcluir